A importância em estimular a coordenação motora da criança
A
coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os
movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. A
mesma pode ser analisada em crianças e se constatada sua deficiência pode-se
recorrer a práticas que estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades
físicas que fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre
seus movimentos.
A
coordenação motora tem sua importância ao longo da vida de cada um de nós,
sobretudo nos domínios psicomotores e cognitivos. Para que o organismo aprenda
e não se sinta inseguro, ele tem primeiro de ser capaz, por meio de uma
adequação energética própria, de ampliar e inibir estímulos, processar
informações e agir. Sem o domínio postural, o cérebro não aprende, a
motricidade não se desenvolve e a atividade simbólica fica erroneamente
afetada.
A
coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que
involuntariamente. No simples ato de pegar um brinquedo a criança está
desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade, tanto fina como
ampla, é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil. O
desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo relacionado à idade,
pelo qual o comportamento motor se modifica, portanto, o educador deve
trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis.
O
desenvolvimento da coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio
dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças
materiais como: massa de modelar, folhas ou revistas que possa ser rasgadas,
coladas, giz de cera para pintarem livremente, entre outros.
Em cada
idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição
de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no
desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no
domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio
(Fonseca, 1988).
As
atividades motoras (pular, caminhar, correr, dançar) devem estar presentes no
cotidiano das crianças, pois permitem o domínio do corpo no espaço. As
brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão,
possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e
enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.
Alveni de Lourdes S. Silveira
Graduada em Pedagogia.
Professoras Daia, Fabi,
Josi, Mara, Adri, e Fernanda
25 de junho de 2020
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