quinta-feira, 25 de junho de 2020

Leitura para as famílias Pré 1


 

A importância em estimular a coordenação motora da criança

A coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. A mesma pode ser analisada em crianças e se constatada sua deficiência pode-se recorrer a práticas que estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades físicas que fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre seus movimentos.

A coordenação motora tem sua importância ao longo da vida de cada um de nós, sobretudo nos domínios psicomotores e cognitivos. Para que o organismo aprenda e não se sinta inseguro, ele tem primeiro de ser capaz, por meio de uma adequação energética própria, de ampliar e inibir estímulos, processar informações e agir. Sem o domínio postural, o cérebro não aprende, a motricidade não se desenvolve e a atividade simbólica fica erroneamente afetada.

A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente. No simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade, tanto fina como ampla, é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil. O desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica, portanto, o educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis.

O desenvolvimento da coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materiais como: massa de modelar, folhas ou revistas que possa ser rasgadas, coladas, giz de cera para pintarem livremente, entre outros.

Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).

As atividades motoras (pular, caminhar, correr, dançar) devem estar presentes no cotidiano das crianças, pois permitem o domínio do corpo no espaço. As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.

Alveni de Lourdes S. Silveira

Graduada em Pedagogia.

Professoras Daia, Fabi, Josi, Mara, Adri, e Fernanda

25 de junho de 2020

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