segunda-feira, 29 de junho de 2020

Nível 4 - Leitura para as famílias

A importância do faz de conta


O estímulo que as crianças vivem com o faz de conta é essencial para seu desenvolvimento. É comum que as crianças usem esses jogos simbólicos para interpretar e ressignificar o mundo e sua realidade, é através das brincadeiras que elas podem expressar o que sentem e reproduzir coisas de sua realidade, como sua vivência familiar. Por exemplo, brincando de escolinha e fingindo ser o professor seu filho pode reproduzir o que passa em sala de aula, contando o que é mais marcante nessa experiência.
Ou, como em uma brincadeira de faz de conta, em que a criança assume o papel de uma heroína ou herói e pode expor dilemas e conflitos pelos quais passa com seus amigos ou família. E com essas brincadeiras e jogos de imaginação ela consegue digerir e acomodar dentro de si as situações pelas quais passa, além de sentimentos e emoções que vivencia.
Por meio da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual adquire controle interior, autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer sozinhos, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las melhor. De acordo com Freud apud KISHIMOTO (2003, p.57).
Cada criança em suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo ou, dizendo melhor, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.
Nas brincadeiras de faz de conta as crianças criam a capacidade de imitar, imaginar, representar sem medo da imposição do adulto. A partir do mundo que ela cria, ela conseguirá entender e internalizar regras no mundo em que está inserida.
Para Kishimoto (2003, p.68) ao brincar a criança sai do papel passivo para o ativo trazendo a ela oportunidade de enfrentar seus medos. Portanto, ela cria em seu mundo imaginário a sua maneira de adquirir poder, e vive seu momento de super-herói, tendo em sua mão o poder de governar o seu próprio destino. “Brincando, portanto, a criança coloca-se num papel de poder, em que ela pode dominar os vilões ou as situações que provocariam medo ou que a fariam sentir-se vulnerável e insegura”. (KISHIMOTO, 2003, p.66) O brincar abre várias portas para a que criança tente resolver problemas tanto do presente, como do passado e ao mesmo tempo permite que a criança faça planos se projetando para o futuro. De acordo com Kishimoto (2003, p.66), a criança precisa deste momento para que possa entender o seu eu interior e que em muitos casos os pais ficam incomodados com as fantasias de seus filhos e acabam não permitindo à criança esse momento de faz de conta que é um dos momentos mais importantes para a vida dela. Ao olharmos uma criança brincando, achamos que é uma simples ação sem reflexão, mas vale ressaltar que a atividade do faz de conta é de grande complexidade, que leva a criança a imitar a representação social possibilitando-a reviver situações que lhes causam alegria, medo, excitação, raiva e ansiedade, enfim, por meio da brincadeira as crianças expressam as emoções que mais necessitam ser trabalhadas para melhor compreensão.
Observem as brincadeiras de faz de conta de seus filhos e vejam o quão rica são a imaginação e a criatividade deles.
Então, vamos brincar de faz de conta?

Fontes retiradas em:
https://leiturinha.com.br/blog/a-importancia-do-faz-de-conta/

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