A importância do faz de conta
O estímulo que as
crianças vivem com o faz de conta é essencial para seu desenvolvimento. É comum
que as crianças usem esses jogos simbólicos para interpretar
e ressignificar o mundo e sua realidade, é através
das brincadeiras que elas podem expressar o que sentem e reproduzir coisas
de sua realidade, como sua vivência familiar. Por exemplo, brincando de
escolinha e fingindo ser o professor seu filho pode reproduzir o que passa em
sala de aula, contando o que é mais marcante nessa experiência.
Ou, como em uma
brincadeira de faz de conta, em que a criança assume o papel de uma
heroína ou herói e pode expor dilemas e conflitos
pelos quais passa com seus amigos ou família. E com essas
brincadeiras e jogos de imaginação ela consegue digerir e acomodar dentro
de si as situações pelas quais passa, além de sentimentos e emoções que
vivencia.
Por meio da
brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual
adquire controle interior, autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir
de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões,
como por exemplo, comer sozinhos, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar de faz
de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela
trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las
melhor. De acordo com Freud apud KISHIMOTO (2003, p.57).
Cada criança em
suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo
ou, dizendo melhor, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para
uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.
Nas brincadeiras
de faz de conta as crianças criam a capacidade de imitar, imaginar, representar
sem medo da imposição do adulto. A partir do mundo que ela cria, ela conseguirá
entender e internalizar regras no mundo em que está inserida.
Para Kishimoto (2003, p.68) ao brincar a
criança sai do papel passivo para o ativo trazendo a ela oportunidade de
enfrentar seus medos. Portanto, ela cria em seu mundo imaginário a sua maneira
de adquirir poder, e vive seu momento de super-herói, tendo em sua mão o poder
de governar o seu próprio destino. “Brincando, portanto, a criança coloca-se
num papel de poder, em que ela pode dominar os vilões ou as situações que
provocariam medo ou que a fariam sentir-se vulnerável e insegura”. (KISHIMOTO,
2003, p.66) O brincar abre várias portas para a que criança tente resolver
problemas tanto do presente, como do passado e ao mesmo tempo permite que a
criança faça planos se projetando para o futuro. De acordo com Kishimoto (2003,
p.66), a criança precisa deste momento para que possa entender o seu eu
interior e que em muitos casos os pais ficam incomodados com as fantasias de
seus filhos e acabam não permitindo à criança esse momento de faz de conta que
é um dos momentos mais importantes para a vida dela. Ao olharmos uma criança
brincando, achamos que é uma simples ação sem reflexão, mas vale ressaltar que
a atividade do faz de conta é de grande complexidade, que leva a criança a
imitar a representação social possibilitando-a reviver situações que lhes
causam alegria, medo, excitação, raiva e ansiedade, enfim, por meio da
brincadeira as crianças expressam as emoções que mais necessitam ser
trabalhadas para melhor compreensão.
Observem as
brincadeiras de faz de conta de seus filhos e vejam o quão rica são a
imaginação e a criatividade deles.
Então, vamos brincar de faz de conta?
Fontes retiradas em:
https://leiturinha.com.br/blog/a-importancia-do-faz-de-conta/
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