Ser criança é ter na cabeça fantasias; nos
olhos o brilho da poesia; no corpo, o movimento e a música do mundo. É ter
curiosidade, fazer muitas perguntas, investigar! É transformar e ser transformada
por meio das brincadeiras e de suas infinitas possibilidades de criação,
invenção e aprendizagens.
A proposta desta semana para o Pré-1 é bem
simples, além de muito divertida para brincar com sua família. Ela irá
desenvolver potencialidade corporal, coordenação
motora, condicionamento físico, força, agilidade, sentido de direção, além da
noção matemática ao trabalharmos a identificação e representação dos números e
quantidades.
Brincando de frisbee
Você vai precisar de:
*Um pedaço de papelão (pode
ser pratinho de papelão, caixa de pizza)
*Um objeto riscante (caneta,
lápis, giz.)
*Um objeto para molde:
*Uma tesoura:Depois
é só decorar seu frisbee e se divertir!!!
Sugestões de como brincar
com seu Frisbee:
·
Lançar o disco
e ver quem arremessa mais longe ou mais perto dos jogadores, mais perto ou mais
longe de algum objeto colocado como referência.
·
Tentar lançar
na mão do outro jogador.
·
Quem lança mais
alto ou mais baixo.
Agora vamos desenvolver noções matemáticas através da brincadeira, para isso, propomos que desenhe no chão círculos contendo números, conforme o modelo abaixo:
O jogador deverá arremessar o disco de duas a
três vezes, conforme combinado entre os participantes. Cada vez que o jogador
acertar dentro de um círculo, deve ser observado o número que está escrito
dentro e anotado. Depois o mesmo processo deverá ser feito com o outro
participante. O segundo passo é ver quem acertou mais vezes o maior número. Feito
isso, chegou a hora de representar os números utilizando materiais como:
tampinhas de garrafa pet, peças de lego, pedrinhas, palitos de fósforo,
carrinhos, etc.
Segue o exemplo:
Aproveite e
brinque com o corpo pulando, batendo palmas, estalando os dedos, mandando
beijos, a partir do resultado encontrado. Por exemplo: se você fizer oito
pontos, deverá dar oito pulinhos e se o outro jogador fizer 5 pontos, deverá
dar cinco pulinhos.
Outra possibilidade é pedir para a criança
representar através do seu desenho as quantidades encontradas.
Observação: Lembre de representar os números na
forma escrita conforme o exemplo utilizando a letra bastão.
Profes: Adri, Daiane, Fabi,
Josi, Mara, e Fernanda.
10/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!