terça-feira, 4 de agosto de 2020

TEXTO INFORMATIVO -TURMA N3

 

 A COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA

 

O brincar e o educar estão interligados, através do brincar, a criança aprende como se tornar um ser social, a fazer amizade,aprende coisas a respeito de seu corpo, do movimento.

A brincadeira proporciona ,por exemplo , a uma criança explorar diferentes materiais e ambientes desconhecidos. Existem brincadeiras que estimulam cada fase do desenvolvimento infantil, é importante perceber qual brincadeira é indicada para determinada idade.

Através das brincadeiras, é possível trabalhar diversas etapas, como o cuidado consigo, o cuidado com o outro, resolução de problemas, com isso desenvolve-se na criança a socialização e cidadania.

Brincando, a criança também desenvolve a capacidade do corpo em movimento que é a coordenação motora.

Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como o sistema muscularsistema esquelético e sistema sensorialCom a interação desses sistemas, obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.

Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é preciso trabalhar a coordenação motora. Com auxílio profissional, a pessoa desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.


 FONTE:

MORAES, Paula Louredo. "Coordenação motora"; Brasil Escola.

                                                                                                      Turma: Nível 3

                                                     PROFESSORAS: Aline, Lenir, Kellen e Duda

                                                                                                           04/08/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!