A COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA
O
brincar e o educar estão interligados, através do brincar, a criança aprende
como se tornar um ser social, a fazer amizade,aprende coisas a respeito de seu
corpo, do movimento.
A
brincadeira proporciona ,por exemplo , a uma criança explorar diferentes
materiais e ambientes desconhecidos. Existem brincadeiras que estimulam cada
fase do desenvolvimento infantil, é importante perceber qual brincadeira é
indicada para determinada idade.
Através
das brincadeiras, é possível trabalhar diversas etapas, como o cuidado consigo,
o cuidado com o outro, resolução de problemas, com isso desenvolve-se na
criança a socialização e cidadania.
Brincando,
a criança também desenvolve a capacidade do corpo em movimento que é a
coordenação motora.
Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do
corpo humano, como o sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses
sistemas, obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com
que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em
pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é
preciso trabalhar a coordenação motora. Com auxílio profissional, a pessoa
desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro para conseguir manter o
equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e
rápidos.
FONTE:
MORAES, Paula Louredo. "Coordenação motora"; Brasil
Escola.
Turma: Nível 3
PROFESSORAS: Aline, Lenir, Kellen e Duda
04/08/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!