Profes: Josi, Fabi, Mara, Daiane, Adri e Fernanda.
20 de agosto de 2020.
Olá famílias!
Assim como nós adultos, as crianças lidam diariamente com muitas emoções. Sentem raiva, alegria, tristeza, frustração e reagem a esses sentimentos de muitas maneiras, ficam eufóricas, gritam, ficam bravas e, por vezes, o fazem de maneira inapropriada.
A necessidade de saber identificar, reconhecer, entender e comunicar as emoções é bastante importante, visto que interferem na vida delas, e quando devidamente reconhecidas, passam a auxiliá-las a se relacionarem consigo mesmas e com as demais pessoas de maneira menos conflituosa.
Encorajar a criança a falar sobre seus próprios sentimentos, ao invés de reagir a eles julgando-os, é fundamental. Apoiá-la, enquanto está se manifestando, ensinando novas maneiras de se expressar e novas estratégias como, afastar-se do conflito ou pedir o auxílio de um adulto, devem ser desenvolvidas. Incluir respiração abdominal, pedir ou oferecer um abraço quando ela está triste, agitada ou eufórica, também são exemplos de estratégias protetoras para a criança.
Quando as crianças entendem as emoções e as comunicam de maneira assertiva e eficiente, elas podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com eventos negativos, ou positivos, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre a perspectiva do outro.
Nesta proposta, exercitaremos através do brincar, lidar com os próprios sentimentos e emoções e das pessoas que nos cercam. Assim para esta semana, a sugestão é o JOGO DOS EMOTICONS. O jogo é livre e fácil de confeccionar. Segue o passo a passo:
1. MATERIAIS: papelão, folha ou qualquer papel resistente, tesoura, lápis de cor, canetinha ou giz de cera.
2. COMO FAZER? Desenhe 10 círculos e dentro deles, desenhe os emoticons (utilize exemplos dos emoticons disponíveis no celular).
Depois recorte os círculos ao meio, de modo que os olhos fiquem na parte de cima e a boca na parte de cima.
Em seguida, embaralhe as metades e encontre os pares, identificando as emoções expressas, por exemplo de tristeza, alegria, medo, raiva, surpresa …
Abaixo segue algumas imagens que retratam o desenvolvimento da proposta:
Lembre-se de tirar fotos do seu filho (a) realizando a atividade, postar no face da Escola ou enviar para o whatsapp da Escola ou do grupo da turma.
Com carinho
Profes..
Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!