segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Atividade PRÉ 1 - “JOGO DOS EMOTICONS”


Profes: Josi, Fabi, Mara, Daiane, Adri e Fernanda.

20 de agosto de 2020.

Olá famílias!

Assim como nós adultos, as crianças lidam diariamente com muitas  emoções.  Sentem  raiva,  alegria,  tristeza,  frustração  e  reagem  a  esses  sentimentos de muitas maneiras, ficam eufóricas, gritam, ficam bravas e, por vezes, o fazem de maneira inapropriada.

A  necessidade  de  saber  identificar,  reconhecer,  entender  e  comunicar  as  emoções  é  bastante importante, visto que interferem na vida delas, e quando devidamente reconhecidas, passam a auxiliá-las a se relacionarem consigo mesmas e com as demais pessoas de maneira menos conflituosa.

Encorajar a criança a falar sobre seus próprios sentimentos, ao invés de reagir a eles julgando-os, é fundamental. Apoiá-­la, enquanto está se manifestando, ensinando novas maneiras de se expressar e novas estratégias como, afastar-se do conflito ou pedir o auxílio de um adulto, devem ser desenvolvidas. Incluir  respiração  abdominal,  pedir  ou  oferecer  um  abraço  quando  ela  está  triste,  agitada  ou  eufórica,  também  são  exemplos de  estratégias  protetoras  para  a  criança.

Quando  as  crianças  entendem  as  emoções  e  as  comunicam  de  maneira  assertiva  e  eficiente,  elas  podem  e  conseguem,  ao  reconhecê-­las,  escolher  melhores  estratégias  para resolver  problemas  e  lidar  com  eventos  negativos,  ou  positivos,  desenvolvendo,  gradualmente,  a  percepção  sobre  a  perspectiva  do outro.

Nesta proposta, exercitaremos através do brincar, lidar com os próprios sentimentos e emoções e das pessoas que nos cercam. Assim para esta semana, a sugestão é o  JOGO DOS EMOTICONS. O jogo é livre e fácil de confeccionar. Segue o passo a passo:

1. MATERIAIS: papelão, folha ou qualquer papel resistente, tesoura, lápis de cor, canetinha ou giz de cera.

2. COMO FAZER? Desenhe 10 círculos e dentro deles, desenhe os emoticons (utilize exemplos dos emoticons disponíveis no celular).

Depois recorte os círculos ao meio, de modo que os olhos fiquem na parte de cima e a boca na parte de cima.

Em seguida, embaralhe as metades e encontre os pares, identificando as emoções expressas, por exemplo de tristeza, alegria, medo, raiva, surpresa …

Abaixo segue algumas imagens que retratam o desenvolvimento da proposta:

 

Lembre-se de tirar fotos do seu filho (a) realizando a atividade, postar no face da Escola ou enviar para o whatsapp da Escola ou do grupo da turma.

Com carinho

Profes..

Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!