segunda-feira, 17 de agosto de 2020

NÍVEL 4 NA COZINHA!

 

Porque é tão importante 

aproximar as crianças da cozinha?

 

Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino.

Mesmo sendo principiantes, é impossível não se encantar pelo aroma dos temperos, o colorido dos legumes, frutas e a magia de ajudar a preparar os alimentos. Mas os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado.

As propostas com culinária tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outros saberes. Por exemplo, pesar ingredientes pode ajudar na matemática e observar as mudanças nas texturas dos alimentos quando um ingrediente é colocado reforça os conceitos de química. Novas palavras também entram para o vocabulário, além do contato com outras culturas e origens dos alimentos.

Realizar receitas juntamente com a criança pode exercitar o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.

Aprender que o alimento deve ser seu aliado é essencial para as crianças. Muitas têm dificuldades em consumir alimentos diferentes e desconhecido, simplesmente pela falta de contato com o mundo da comida e sem ter nenhum tipo de referencial nesse sentido. Por isso, o exemplo da família é tudo! Esse contato com os alimentos pode começar em casa, na escola, para seguir mundo afora.

Fonte: (Texto adaptado: Os Benefícios da Culinária na Escola - site Corujices.com adaptado)

 

Papo de quem entende do assunto: 

De acordo com a nutricionista Gabriela Kapin, uma boa dica também para estimular a boa alimentação dos pequenos é deixá-los participar dos processos. Leve-os ao supermercado (cuidado nesse momento de pandemia), apresente as características dos grupos de alimentos, ensine onde e como escolher os melhores produtos.

Elabore receitas que eles possam participar, além de proporcionar momentos gostosos em família, a criança visualiza o preparo do prato e por ter confeccionado, desperta o interesse em experimentar.

Objetivos de aprendizagem da turma: 

As propostas para a turma de Nível 4 têm várias bases. Poderíamos preencher várias páginas explicando e fornecendo referências de uma única determinada proposta. Porém, hoje, nossos objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são os que seguem:

 EI02TS01CB-01) Vivenciar e despertar o gosto por diferentes gêneros musicais e proporcionar experiências com diferentes padrões de ritmos.

(EI02ET01CB-04) Descobrir as propriedades dos materiais através da exploração (cor, sabor, odor, temperatura e tamanho).

 (EI02ET03CB-04) Desenvolver os sentidos, aguçando-os através da exploração das diferentes sensações, resultantes do contato com diversos materiais e recursos, incluindo os elementos naturais: cheiros, sons, texturas, sabores e temperaturas.

 Tarefa número 1:

 Escutar a música em família e dançar.

 *Sugestão de vídeos da música:

 Sugestão de vídeo 1- https://www.youtube.com/watch?v=BNI0vp1KYhQ


Sugestão de vídeo 2- https://www.youtube.com/watch?v=gXyfibe5vzk

 


Salada de Frutas – Clube da Anittinha
Lyrics, Letra:


Ela é vermelhinha, gostosinha
É redondinha, faz suquinho e vitamina
É bem docinha essa frutinha
Se quiser provar, é só dar uma mordidinha

Sabe o que é?
É a maçãzinha, inha, inha, inha, inha
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha

É uma frutinha gostosinha
Amarelinha pra comer descascadinha
É uma delícia amassadinha
Essa frutinha faz docinho e vitamina

Sabe o que é?
É a bananinha, inha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha

É uma frutinha redondinha
Que faz suquinho quando é espremidinha
Dá pra comer descascadinha,
É bem docinha, que delícia essa frutinha

Sabe o que é?
É a laranjinha inha, inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha

Ele tem coroa e não é rei (han)
Essa frutinha é gostosinha que eu sei
Dá pra comer descascadinho
E pra beber se a mamãe fizer suquinho

Sabe o que é ?
É o abacaxi ih, ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih

Então para, junta tudo, o que que dá?
Salada de fruta

 Tarefa número 2:

 Que tal preparar uma receita com um familiar utilizando uma das frutas (ou todas) citadas na música? A ideia é que as crianças possam manipular os alimentos e ajudar de forma efetiva na preparação da receita, que pode ser um bolo, uma vitamina, um suco, etc. A criatividade é de vocês junto à criança!

Mas não esqueçam de registrar esse momento e anotar a receita para compartilharmos com o grupo!

Dicas de como realizar o processo:

*Escolha com a criança uma receita que possam realizar;

* Separem os ingredientes com ela, organizem o espaço e os utensílios;

* Deixem que ela explore a fruta...ajudem-na no corte...auxiliem mas deixem que ela participe!

* Tentem fotografar uma parte do processo, é importante esse registro!

* Bom apetite!

O que devem mandar para O GRUPO NÍVEL 4 pelo whatsapp:

      ·         Uma foto da criança realizando a recita que a família escolheu;

·         A receita feita pela família

 Com carinho e esperança de dias melhores, profes Nível 4


Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!