Porque é tão importante
aproximar as crianças da cozinha?
Uma
das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de
crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional
de ensino.
Mesmo
sendo principiantes, é impossível não se encantar pelo aroma dos temperos, o
colorido dos legumes, frutas e a magia de ajudar a preparar os alimentos. Mas
os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado.
As
propostas com culinária tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das
habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outros saberes. Por
exemplo, pesar ingredientes pode ajudar na matemática e observar as mudanças
nas texturas dos alimentos quando um ingrediente é colocado reforça os
conceitos de química. Novas palavras também entram para o vocabulário, além do
contato com outras culturas e origens dos alimentos.
Realizar
receitas juntamente com a criança pode exercitar o trabalho em equipe, a
capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se
conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.
Aprender que o alimento deve ser
seu aliado é essencial para as crianças. Muitas têm dificuldades em consumir
alimentos diferentes e desconhecido, simplesmente pela falta de contato com o
mundo da comida e sem ter nenhum tipo de referencial nesse sentido. Por isso, o
exemplo da família é tudo! Esse contato com os alimentos pode começar em casa,
na escola, para seguir mundo afora.
Fonte: (Texto adaptado: Os Benefícios da Culinária
na Escola - site Corujices.com adaptado)
Papo de quem
entende do assunto:
De acordo com a nutricionista Gabriela Kapin,
uma boa dica também para estimular a boa alimentação dos pequenos é deixá-los
participar dos processos. Leve-os
ao supermercado (cuidado nesse momento de pandemia), apresente as características dos grupos de alimentos, ensine
onde e como escolher os melhores produtos.
Elabore receitas que eles possam participar, além de proporcionar momentos gostosos em família, a criança visualiza o preparo do prato e por ter confeccionado, desperta o interesse em experimentar.
Objetivos de
aprendizagem da turma:
As propostas
para a turma de Nível 4 têm várias bases. Poderíamos preencher várias páginas
explicando e fornecendo referências de uma única determinada proposta. Porém,
hoje, nossos objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo
com a Base Nacional Comum Curricular, são os que seguem:
(EI02ET01CB-04) Descobrir as
propriedades dos materiais através da exploração (cor, sabor, odor, temperatura
e tamanho).
Sugestão de vídeo 2- https://www.youtube.com/watch?v=gXyfibe5vzk
Salada de Frutas – Clube
da Anittinha
Lyrics, Letra:
Ela é vermelhinha, gostosinha
É redondinha, faz suquinho e vitamina
É bem docinha essa frutinha
Se quiser provar, é só dar uma mordidinha
Sabe o que é?
É a maçãzinha, inha, inha, inha, inha
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha, inha, inha, inha,
É a maçãzinha
É uma frutinha gostosinha
Amarelinha pra comer descascadinha
É uma delícia amassadinha
Essa frutinha faz docinho e vitamina
Sabe o que é?
É a bananinha, inha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha, inha, inha, inha
É a bananinha
É uma frutinha redondinha
Que faz suquinho quando é espremidinha
Dá pra comer descascadinha,
É bem docinha, que delícia essa frutinha
Sabe o que é?
É a laranjinha inha, inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha inha, inha, inha
É a laranjinha
Ele tem coroa e não é rei
(han)
Essa frutinha é gostosinha que eu sei
Dá pra comer descascadinho
E pra beber se a mamãe fizer suquinho
Sabe o que é ?
É o abacaxi ih, ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih
É o abacaxi ih, ih, ih
Então para, junta tudo, o
que que dá?
Salada de fruta
Mas não esqueçam de registrar esse momento e anotar a receita para compartilharmos com o grupo!
Dicas de como realizar o processo:
*Escolha com a criança uma receita que possam realizar;
*
Separem os ingredientes com ela, organizem o espaço e os utensílios;
*
Deixem que ela explore a fruta...ajudem-na no corte...auxiliem mas deixem que
ela participe!
*
Tentem fotografar uma parte do processo, é importante esse registro!
* Bom apetite!
O que devem
mandar para O GRUPO NÍVEL 4 pelo whatsapp:
· Uma foto da criança realizando a recita que a família escolheu;
·
A receita feita
pela família
Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!