quinta-feira, 23 de julho de 2020

TEXTO INFORMATIVO NÍVEL 4: EDUCAÇÃO INFANTIL E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

A Consciência Fonológica é a capacidade de se refletir sobre a estrutura sonora da fala. É uma habilidade considerada importante para a aquisição da leitura e da escrita, pois a reflexão explícita do aspecto sonoro e segmentar da linguagem oral promove melhor compreensão da relação fonema-grafema. Isso justifica a necessidade da criança em adquirir um nível de Consciência Fonológica anteriormente ao processo formal de alfabetização, o que pode ser feito por meio de situações lúdicas, principalmente na Educação Infantil.

De acordo com Cielo (2000) a consciência fonológica contribui para o desenvolvimento dos estágios iniciais do processo de leitura e estes, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica mais complexas. Para Capovilla (1998) a habilidade, quando desenvolvida desde cedo permite fazer da língua um objeto de pensamento, e assim possibilitando a reflexão sobre os sons da fala, o julgamento e a manipulação da estrutura sonora das palavras.

As crianças possuem uma capacidade muito grande de manipular o brincar com os sons, com as palavras onde vão desenvolvendo, cabe ao professor compreender a importância de atividades que envolvam a Consciência Fonológica, deixando as crianças à vontade com atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens explícitas ao aluno, que vão além do brincar.

Através do brincar, a criança, naturalmente, está desenvolvendo a sua linguagem. Desse modo, a linguagem será aprimorada conforme o interesse e vontade da criança em comunicar-se com outras pessoas e também dependerá da estimulação oportunizada a ela.

De acordo com De Paula (2008) as crianças demonstram facilidade com as rimas e sons iniciais, pois, desde cedo, fazem parte da sua vida: estão presentes nas músicas, livros com poesias e histórias rimadas e em algumas brincadeiras. Assim, os jogos de rimas e os jogos de escuta direcionam a atenção das crianças para a💙✉✉✉ sonoridade das palavras (os sons da fala) e devem fazer parte de atividades cotidianas.

 

FONTE: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/CONSCIENCIA_FONOLOGICA_NA_EDUCACAO_INFANTIL.pdf


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