CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
A Consciência Fonológica é a capacidade de se
refletir sobre a estrutura sonora da fala. É uma habilidade considerada
importante para a aquisição da leitura e da escrita, pois a reflexão explícita
do aspecto sonoro e segmentar da linguagem oral promove melhor compreensão da
relação fonema-grafema. Isso justifica a necessidade da criança em adquirir um
nível de Consciência Fonológica anteriormente ao processo formal de
alfabetização, o que pode ser feito por meio de situações lúdicas,
principalmente na Educação Infantil.
De acordo com Cielo (2000) a consciência
fonológica contribui para o desenvolvimento dos estágios iniciais do processo
de leitura e estes, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de
habilidades de consciência fonológica mais complexas. Para Capovilla (1998) a
habilidade, quando desenvolvida desde cedo permite fazer da língua um objeto de
pensamento, e assim possibilitando a reflexão sobre os sons da fala, o
julgamento e a manipulação da estrutura sonora das palavras.
As crianças possuem uma capacidade muito grande
de manipular o brincar com os sons, com as palavras onde vão desenvolvendo,
cabe ao professor compreender a importância de atividades que envolvam a
Consciência Fonológica, deixando as crianças à vontade com atividades lúdicas
que contribuirão para aprendizagens explícitas ao aluno, que vão além do
brincar.
Através do brincar, a criança, naturalmente,
está desenvolvendo a sua linguagem. Desse modo, a linguagem será aprimorada
conforme o interesse e vontade da criança em comunicar-se com outras pessoas e
também dependerá da estimulação oportunizada a ela.
De acordo com De Paula (2008) as crianças
demonstram facilidade com as rimas e sons iniciais, pois, desde cedo, fazem
parte da sua vida: estão presentes nas músicas, livros com poesias e histórias
rimadas e em algumas brincadeiras. Assim, os jogos de rimas e os jogos de
escuta direcionam a atenção das crianças para a💙✉✉✉ sonoridade das palavras (os
sons da fala) e devem fazer parte de atividades cotidianas.
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