quinta-feira, 9 de julho de 2020

Pré 2: Desafio dos números




TRABALHANDO COM TAMPINHAS E NÚMEROS
                                                              




          Segundo o Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, "a abordagem da Matemática tem a finalidade de proporcionar oportunidades para o aluno a fim de que possa se comunicar matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados argumentando a respeito de suas conjecturas,  proporcionar às crianças a oportunidade de construir os conceitos matemáticos de maneira livre a partir do brincar, por meio de atividades lúdicas que contemplem a participação ativa da criança, despertando a sua curiosidade.
             

DESAFIO 1

     Junte várias tampinhas de plástico (garrafa pet, de leite, embalagens, etc.)

Agora observe:

-Quais são a cores das suas  tampinhas?
-Separe as tampinhas por cor.
-Quantas tampinhas tem de cada cor?
-Quantas tampinhas tem no total?
-Escolha 2 cores e conte todas para saber quantas tem.

Vamos desenhar as tampinhas, conforme as cores que você tem. Podem também formar figuras ou formas com suas tampinhas.

DESAFIO 2

Peça para a mamãe os potes de plástico e panelas de vários tamanhos, formatos e cores e espalhe num canto.
Em outro canto, espalhe as tampas. O desafio é achar as tampas corretas para cada item.
- Quantos potes você tem?
- Quantas panelas  você tem?
- Tem mais panelas ou potes?
Vamos desenhar a atividade que você realizou.

DESAFIO 3

Peça para a alguém da família separar garfos e colheres.

- Conte quantos garfos tem.
- Conte quantas colheres tem.
- Qual é o total, se você juntar os garfos e as colheres (peça ajuda se precisar).

DESAFIO 4

Peça para alguém da família te ajudar. Numa folha de papel, faça círculos grandes com os números de 1 a 9, recorte.
Aproveite os garfos e colheres e coloque a quantidade ao lado do círculo de cada número.


DESAFIO 5

Agora para relaxar, chame a família toda e vamos brincar!

CAPITÃO QUANTOS PASSOS POSSO DAR?

Um será o capitão, e fica de um lado, os outros ficam mais distantes e deverão obedecer as ordens.
Devem perguntar quantos passos deverão dar, e o Capitão deverá dizer e ainda especificar se é de formiguinha, gatinho, cachorro ou qualquer outro animal, e os demais deverão andar conforme a ordem ( tipo de animal).

Agora poste algumas fotos realizando as atividades no nosso facebook, ou envie para o whatsapp da escola, com o número (35976962)

OBS: Esta publicação encontra-se impressa de forma física na escola, bem como os materiais para a sua realização.


Um beijo das profes  Andrea, Patricia e Izabel.
 10/07/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!