A geometria na educação infantil
A geometria está
presente em nossa história através de Tales, Pitágoras e Aristóteles, que entre
outros se destacaram no estudo do pensamento geométrico. As relações da
geometria com o homem surgiram com a necessidade de transformar a natureza para
que as suas necessidades fossem satisfeitas. O ensino da geometria está
relacionado com o cotidiano da criança através da resolução de problemas,
jogos, artes, exploração e a manipulação de objetos, entre outras estratégias
didáticas. Vale ressaltar, que a criança desde cedo se manifesta através de
riscos, retas e traços desenhando no papel, paredes, chão, assim como fez o
homem pré-histórico. O professor parte de estratégias simples, como o desenho
para fundamentar as noções geométricas com as crianças. Proporcionar momentos
para a criança explorar objetos de formas e cores diferentes, assim como
simular situações-problema para que possa resolver através dos desenhos,
recortes e colagem, ampliando seus conhecimentos e a qualidade dos conceitos
adquiridos.
Na educação
infantil podemos elaborar atividades que colaboram para desenvolver o
pensamento geométrico explorando as três tipos de percepções como a coordenação
visual-motora, a discriminação visual e a memória visual. O objetivo do ensino
na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é desenvolver
essas percepções na criança e o professor planeja e media as explorações para
que os educandos interagem com o meio social no qual estão inseridos.
As relações
elementares da geometria são de fundamental importância ao
desenvolvimento da noção de espaço da criança, pois explora a natureza e o
espaço em que circula antes mesmo de iniciar o processo de contagem. A
geometria permeia as brincadeiras e atitudes das crianças na interação com o
meio ambiente. O contexto social no qual ela está inserida já lhe proporciona a
construção de um conhecimento prático. Pode-se dizer que a construção do
pensamento matemático está ancorada nas experiências vivenciadas e que cabe ao
professor mediar atividades que promovam a construção do conhecimento
geométrico de forma prazerosa. Nas atividades e dinâmicas planejadas pelo
professor, a criança começa a ter noção de figura geométrica sem precisar de
conceitos e nem modelos prontos, somente do espaço e do corpo.
Márcia Alves
Fonte em: http://novaeducar.com.br/artigos/a-geometria-na-educacao-infantil
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