Alfabetização
Matemática
Aprender e ensinar Matemática na Educação Infantil
A criança, desde o nascimento, está imersa em um
universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. A Educação
Infantil representa uma etapa muito importante no processo de ensino e aprendizagem
na vida do aluno.
Na Educação Infantil, o trabalho com noções
matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança
deconstruir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento
e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor
instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige
diferentes conhecimentos e habilidades.
Objetivos do ensino da Matemática na Educação
Infantil
Segundo o Referencial curricular nacional para a Educação
Infantil, "a abordagem da Matemática tem a finalidade de proporcionar
oportunidades para o aluno a fim de que possa se comunicar matematicamente, ou
seja, descrever, representar e apresentar resultados argumentando a respeito de
suas conjecturas, utilizando, para isso, a linguagem oral e a representação por
meio de desenhos e da linguagem matemática." (Ministério da Educação e do
Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.)
As normas
para o currículo e a avaliação da Matemática escolar, do National Council of Teachers of Mathematics, afirmam:
"[...] representar, falar,
ouvir, escrever e ler são competências de comunicação e devem ser encaradas
como parte integral do currículo de Matemática. Questões exploratórias que
encorajam a criança a pensar e a explanar o seu pensamento, oralmente ou por
escrito, ajudam-na a compreender claramente as ideias que quer exprimir."( 1991. p. 34.)
Brincando,
jogando, cantando, ouvindo histórias, o aluno estabelece conexões entre seu
cotidiano e a Matemática, e entre a Matemática e as demais áreas. A presente
coleção, portanto, valoriza e propõe situações didáticas que estimulam e
provocam a necessidade de interação entre o aluno e você por meio de diálogos
constantes, troca de ideias e socialização de descobertas, visando sempre ao
desenvolvimento das habilidades descritas a seguir e que constam do Referencial curricular nacional para Educação Infantil.
A oralidade e a Matemática
Desenvolver a oralidade na Educação Infantil
expande o universo de comunicação da criança. No entanto, durante muito tempo o
ensino da Matemática esteve centrado na escrita, excluindo quase que
completamente a fala, a oralidade.
A comunicação auxilia na organização do pensamento,
promovendo o intercâmbio social. Quanto mais oportunidades o aluno tiver para
falar, escrever, desenhar, compartilhar sentidos e refletir sobre sua ação e a
dos colegas, mais forte será a apreensão do significado do que está sendo
trabalhado.
www.editoradobrasil.com.br/.../matematica.aspx
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