quarta-feira, 27 de maio de 2020

PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NÍVEL 4 - História "Meu amigo faz iiii"

                                  

 

Olá amigos, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem!

Viemos aqui, profes Miri, Daia, Nara, Sílvia e Vivi contar uma linda história para vocês! Estão prontos? Então vamos lá!

 

História: Meu amigo faz iiiiiii

(História adaptada da escritora Andrea Werner)

     Era uma vez Bia e Nil. Ele estudavam na mesma turma, na mesma escola. Quando Nil chegou à turma, Bia lhe disse: “- Oi!”. Nil olhou para ela e disse “-  iiiii ” e acariciou seus cabelos. Bia estava curiosa...como ele não queria lhe dar “oi”? Será que ele não queria ser seu amigo?

    Então Bia procurou a professora. Ela disse:
    “- Profe! Profe! Acho que o Nil não quer ser meu amigo...pois eu dei “Oi” e ele não me respondeu. A professora então lhe disse: “- Bia, o Nil ainda não aprendeu a falar, além do mais as pessoas podem falar sem utilizar palavras, sabia? Por exemplo, se me vir sorrir, o que pensa que estou fazendo?”
    “- Que está feliz ora bolas!” disse Bia. Então a professora lhe disse: “- Está vendo? Nem sempre utilizamos palavras para nos expressar, basta observar!”
    A partir daquele dia, Bia começou a observar Nil e anotar tudo o que ele fazia. Quer saber o que ela observou? Ela observou que Nil gostava de lamber uma borracha da sala.             Observou também, que quando tinha muito barulho na escola, ele ficava um pouco incomodado e colocava as duas mãos nos ouvidos. As vezes, parecia que Nil tinha formigas no bumbum, pois não conseguia ficar sentado por muito tempo! Bia observou eu ele não gostava muito de brincar com os carrinhos com os colegas, mas gostava de ficar com trenzinhos, carregava consigo uns quatro ou seis, todos os dias.
    Foi então que Bia pensou que ela também gostava de algumas coisas que nem todos gostavam. Ela não gostava de lamber a borracha da sala, mas gostava de comer sardinha. Alguns colegas não gostavam e faziam caretas toda vez que a viam comer sardinha. Bia então resolveu se aproximar de Nil no pátio da escola e lhe disse “-Oi!” novamente. Nil, olhou pra Bia, sorriu e disse “iiiiii!” O mágico então aconteceu! Bia entendeu tudo! Bia percebeu que Nil quando está feliz diz “- iiiiiiii”, bate as mãos e fica todo elétrico!!! Lembrou que ela também faz barulhos quando está feliz e que gosta de enrolar o cabelo nos dedos da mão!  Bia percebeu Nil brincando com a areia da caixa de areia da escola, Nil observava a areia cair por entre seus dedos. Ele era mesmo muito observador, parecia um cientista! Lembrou de suas anotações, de que ele gostava de observar os pingos da chuva batendo na janela da sala e de ver as folhas das árvores balançando no vento. Naquele dia Bia pôde afirmar que ela e Nil eram amigos, pois aprendeu com o Nil a observar os grãos de areia e Nil aprendeu a brincar de pega-pega e o dois brincaram juntos no escorrega da escola! Bia descobriu também que quando Nil ficava chateado gritava e chorava e que as vezes se atirava no chão.     Quando isso acontecia, ela deitava-se ao lado de Nil e dizia: “- Calma! Calma! Já vai passar, estou aqui do seu lado!”. A professora tinha razão, precisamos observar, pois cada um é do seu jeitinho!

 PROPOSTA:

 Amigos, para se fazer uma história, basta a imaginação! Não precisamos sempre de livros e grandes recursos, precisamos de criatividade!

 DESAFIO SOBRE A PROPOSTA

 Juntamente com o papai e a mamãe utilizem materiais que têm em casa para a construção dos personagens Bia e Nil da história. Gostaríamos que tirassem fotos desses personagens, para postar nos comentários da proposta no facebook da escola. Os amigos que não têm acesso a internet e não conseguem tirar fotos, vamos combinar que construam com a família os personagens e guardem para que, no retorno possamos ver e brincar juntos.


EXEMPLO DE PERSONAGEM FEITO COM MATERIAL EM CASA:


 


O QUE ESSA PROPOSTA DE HISTÓRIA DESENVOLVE?

 

De acordo com o Documento Orientador Curricular Municipal para a faixa etária nível 4, a proposta possibilita a expressão oral através da brincadeira de faz de conta além de desenvolver o gosto e a curiosidade por ouvir histórias. Também remete à percepção da criança como parte integrante de um grupo, que respeita e valoriza o outro em diversas situações, que estabelece também, uma relação de empatia e cooperação.

 

EMBASAMENTOS PARA OFERTA DESSA PROPOSTA:

Art. 3º A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. (Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial).

 

“É importante que o adulto vivencie essas explorações de materiais e instrumentos de modo a reinventar os usos convencionais, pois assim as crianças terão possibilidades de descobrir a sua capacidade de transformar, ou inventar outros mundos” (O DIA A DIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL pag. 38)

 

INSPIRAÇÕES PARA ESSA PROPOSTA:

História que trabalha a inclusão de alunos (escritora da história Andréa Werner)

Fafá Conta (canal do Youtube  Fafá, uma contadora de histórias)

 

Espero que todos tenham gostado!

Com carinho, profes do Nível 4.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!