Olá amigos, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam
bem!
Viemos aqui, profes Miri, Daia, Nara, Sílvia e Vivi contar
uma linda história para vocês! Estão prontos? Então vamos lá!
História: Meu amigo faz iiiiiii
(História adaptada da escritora Andrea Werner)
Era uma vez Bia e Nil.
Ele estudavam na mesma turma, na mesma escola. Quando Nil chegou à turma, Bia
lhe disse: “- Oi!”. Nil olhou para ela e disse “- iiiii ” e acariciou seus cabelos. Bia estava
curiosa...como ele não queria lhe dar “oi”? Será que ele não queria ser seu
amigo?
Então Bia procurou a professora. Ela disse:
“- Profe! Profe! Acho que o Nil não quer ser
meu amigo...pois eu dei “Oi” e ele não me respondeu. A professora então lhe
disse: “- Bia, o Nil ainda não aprendeu a falar, além do mais as pessoas podem
falar sem utilizar palavras, sabia? Por exemplo, se me vir sorrir, o que pensa
que estou fazendo?”
“- Que está feliz ora bolas!” disse Bia. Então
a professora lhe disse: “- Está vendo? Nem sempre utilizamos palavras para nos
expressar, basta observar!”
A partir daquele dia, Bia começou a observar
Nil e anotar tudo o que ele fazia. Quer saber o que ela observou? Ela observou
que Nil gostava de lamber uma borracha da sala. Observou também, que quando
tinha muito barulho na escola, ele ficava um pouco incomodado e colocava as
duas mãos nos ouvidos. As vezes, parecia que Nil tinha formigas no bumbum, pois
não conseguia ficar sentado por muito tempo! Bia observou eu ele não gostava
muito de brincar com os carrinhos com os colegas, mas gostava de ficar com
trenzinhos, carregava consigo uns quatro ou seis, todos os dias.
Foi então que Bia pensou que ela também gostava
de algumas coisas que nem todos gostavam. Ela não gostava de lamber a borracha
da sala, mas gostava de comer sardinha. Alguns colegas não gostavam e faziam
caretas toda vez que a viam comer sardinha. Bia então resolveu se aproximar de
Nil no pátio da escola e lhe disse “-Oi!” novamente. Nil, olhou pra Bia, sorriu
e disse “iiiiii!” O mágico então aconteceu! Bia entendeu tudo! Bia percebeu que
Nil quando está feliz diz “- iiiiiiii”, bate as mãos e fica todo elétrico!!! Lembrou
que ela também faz barulhos quando está feliz e que gosta de enrolar o cabelo
nos dedos da mão! Bia percebeu Nil
brincando com a areia da caixa de areia da escola, Nil observava a areia cair
por entre seus dedos. Ele era mesmo muito observador, parecia um cientista!
Lembrou de suas anotações, de que ele gostava de observar os pingos da chuva
batendo na janela da sala e de ver as folhas das árvores balançando no vento. Naquele
dia Bia pôde afirmar que ela e Nil eram amigos, pois aprendeu com o Nil a observar
os grãos de areia e Nil aprendeu a brincar de pega-pega e o dois brincaram
juntos no escorrega da escola! Bia descobriu também que quando Nil ficava
chateado gritava e chorava e que as vezes se atirava no chão. Quando isso acontecia,
ela deitava-se ao lado de Nil e dizia: “- Calma! Calma! Já vai passar, estou
aqui do seu lado!”. A professora tinha razão, precisamos observar, pois cada um
é do seu jeitinho!
PROPOSTA:
Amigos, para se fazer uma história, basta a
imaginação! Não precisamos sempre de livros e grandes recursos, precisamos de
criatividade!
DESAFIO SOBRE A PROPOSTA
Juntamente com o papai e a mamãe utilizem materiais
que têm em casa para a construção dos personagens Bia e Nil da história. Gostaríamos que tirassem fotos desses personagens, para postar nos comentários da proposta no
facebook da escola. Os amigos que não têm acesso a internet e não conseguem
tirar fotos, vamos combinar que construam com a família os personagens e guardem para que, no retorno possamos ver e brincar juntos.
EXEMPLO DE PERSONAGEM FEITO COM MATERIAL EM CASA:
O QUE ESSA PROPOSTA DE HISTÓRIA DESENVOLVE?
De acordo com o Documento
Orientador Curricular Municipal para a faixa etária nível 4, a proposta
possibilita a expressão oral através da
brincadeira de faz de conta além de desenvolver o gosto e a curiosidade por
ouvir histórias. Também remete à percepção da criança como parte integrante de
um grupo, que respeita e valoriza o outro em diversas situações, que estabelece
também, uma relação de empatia e cooperação.
EMBASAMENTOS PARA OFERTA DESSA
PROPOSTA:
Art. 3º A Educação Especial se
realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como
parte integrante do processo educacional. (Diretrizes Operacionais para
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação
Especial).
“É importante que o adulto
vivencie essas explorações de materiais e instrumentos de modo a reinventar os
usos convencionais, pois assim as crianças terão possibilidades de descobrir a
sua capacidade de transformar, ou inventar outros mundos” (O DIA A DIA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL pag. 38)
INSPIRAÇÕES PARA ESSA PROPOSTA:
História que trabalha a
inclusão de alunos (escritora da história Andréa Werner)
Fafá Conta (canal do Youtube Fafá, uma contadora de histórias)
Espero que todos tenham
gostado!
Com carinho, profes do Nível
4.
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