quinta-feira, 28 de maio de 2020

PRÉ 1: “A incrível viagem do barquinho de papel”



            A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar.
           Assim as professoras do Pré-1, com o intuito de valorizar as histórias infantis, estão propondo uma Hora do Conto, para ser apreciada e visualizada pela família. As crianças irão desenvolver a atenção, a imaginação, a observação, a memória, a reflexão e a linguagem.

Hora do Conto: A incrível viagem do barquinho de papel
Prepare uma dobradura de barquinho, juntamente com a criança. Caso necessitem de ajuda, sigam as instruções da imagem abaixo.
DICA: É possível que as crianças solicitem para ouvir a história repetidas vezes, então confeccionem barquinhos de papel.



Visualização do vídeo criado pelas professoras, com narração da história.












1.      Incentivem as crianças a recontarem a história, imitando e criando gestos e sons ( da chuva forte, do barquinho quebrando...)
2.      Ao final decore a camiseta do capitão, utilizando os materiais disponíveis em casa (lápis de cor, giz de cera, colagem de papel, tecido..).
3.      Caso necessário, retirem um kit na escola, para fazer a arte da camiseta.

4.      Sugere-se que agucem a curiosidade das crianças quanto aos fenômenos e propriedades físicas, a partir de alguns questionamentos: O barquinho de papel flutua na água? Ele afunda? Quais outros objetos afundam ou flutuam?

5.      Preparem barquinhos de papel, bacias e baldes com pelo menos 5 cm de água e alguns objetos pequenos para desafiar a pesquisa. Pense em objetos leves, pesados, maiores e menores que os barcos e observem com as crianças o que acontece com cada um.
6.      Não esqueçam de fazer o registro da atividade.
7.      Postem no facebook as fotos das crianças realizando a atividade, como ficou a decoração da camiseta, o que sentiram durante a realização da atividade, como foi o processo, registre as falas significativas do seu filho(a) nesse momento e exponha para nós.



Profes: Daiane, Fabi, Josi, Mara, Ana Paula, Adri e Fernanda.
28 de maio de 2020.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!