sexta-feira, 22 de maio de 2020

Pré 2 e as mandalas!



            As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre, colocam a criança em contato com as forças vitais dos 4 elementos – Terra, Água, Ar e Fogo – aguçando a criatividade e resgatando o respeito pela natureza.
            Como desafio dessa semana, propomos que as famílias façam um passeio no pátio de casa,coletando elementos da natureza para confeccionar uma mandala.
Modo de brincar: Separe os elementos coletados, manuseie separando por tamanho e cor. Use a imaginação para fazer sua mandala, lembrando que ela é no formato de círculo.  Podem fazer para pendurar, colar em folha de oficio ou monta - lá e fotografar.
 
Mandala: círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.(definição do google)

Sugestões:


 



Obs.: está publicação se encontra impressa de forma física na escola, bem como os materiais disponíveis para a sua realização, para aqueles que precisarem.

Com carinho profes Andrea, Patrícia e Izabel


Leitura para a família:
Vamos entender um pouco sobre as mandalas! 


Estamos vivendo num período de transição da nossa rotina diária, por isso as profes do Pré -2 sugerem uma pequena leitura. Que vem ao encontro da proposta de trabalho da semana.

O que são as Mandalas?

Mandala é uma palavra em sânscrito que quer dizer círculo ou energia circular, que crescem em padrões repetidos em torno de um ponto central, da qual emana uma série de símbolos, formas e cores.
A mandala é reconhecida universalmente sendo o símbolo da totalidade, círculo ou conclusão, integração e harmonia que representa a conexão entre nossos mundos internos e realidade exterior. 
Pode ser utilizado de várias formas como no desenvolvimento pessoal, desenvolvimento espiritual, cura, harmonização de pessoas e ambientes, rituais, dança, decoração, arte, arquitetura, etc...

Quais são os benefícios que as Mandalas podem proporcionar?

Pensamos e analisamos usando o lado esquerdo do cérebro, enquanto o lado direito do cérebro processa a imaginação, associações e conexões com os sentimentos. Quando estamos em harmonia, podemos levar nossa mente e nossos corpos a um novo estado capaz de nos fazer sentir melhor, mais fortes e mais conectados a nós mesmos.
A Mandala trabalha a pessoa nos sentidos: físico, emocional e energético. No físico promove bem-estar, relaxamento e previne o estresse. No emocional podem trabalhar conteúdos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois o trabalho com Mandalas podem sinalizar eventos que aconteceram, os que estão ocorrendo e os quer estão para acontecer. 
Pelo seu formato circular, facilita a concentração e a direção de um foco permitindo-nos desligar nossos cérebros de outros pensamentos.
O ato de concentrar sua atenção em um ponto, que na confecção de uma mandala produz um relaxamento geral em seu corpo, com sua respiração se aprofundando e sua frequência cardíaca abrandando.
As Mandalas são utilizadas por muitos e em todo o mundo, transcendendo todas as culturas e religiões, pois elas são uma representação da vida, como a conhecemos.
Servem para ativar, energizar, irradiar, concentrar, absorver, transformar, curar e espiritualizar. Também são utilizadas como na decoração para limpeza energética de ambientes, interferindo no emocional dos indivíduos, produzindo mais autoconfiança, tornando-os mais relaxados, livres de estresse, saudáveis, criativos e felizes. Quando nos conectamos com o nosso ‘’eu interior’’, permite-nos capturar nossas verdadeiras essências.
 Fonte: www.menteemovimento.com.br
Autora: Ludmila
Artista Plástica/Designer

Boa leitura! profes Pati, Andrea e Izabel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!