Turmas remotas N3/N4
Atividade do dia: 30/03/2021
Atividades motoras
A psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como objetivo:
- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
- Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
- Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.
- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.
Considerando-se que na educação infantil existe uma forte correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais, e de suma importância a estimulação dos movimentos corporais, que representam seu primeiro “tesouro” expressivo, que muito irá contribuir para o desenvolvimento infantil e consequentemente para a construção de sua linguagem / aprendizagem.
http://www.inttegrare.com.br/novidades/noticia/57/qual-a-importancia-da-psicomotricidade-para-o-desenvolvimento-infantil-e-para-aprendizagem
Atividade para estimular habilidades motoras que são importantes no desenvolvimento nesta faixa etária:
Atividade de pescaria: usando os materiais que possuem em casa, a família poderá usar um recipiente, uma bacia, e colocar alguns objetos dentro. Deverão dar algum objeto para a criança coletar estes objetos: pode ser uma colher, uma concha, um pegador, enfim, usem a criatividade e divirtam-se.
Podem ir estimulando a contagem durante a atividade: e irem contando quantos objetos a criança pegou juntamente com ela.
Também pode ser perguntando o que é o objeto, e qual a cor dele, assim estaremos estimulando o raciocínio, conhecimento das cores, quantidades, oralidade, além de desenvolver a psicomotricidade.
Perceberam quantos conteúdos são trabalhados em uma atividade só?
Profe Kelen - 30/03
OBS.: Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!