Nível 4 em: “Que cor é
minha cor?"”
Histórias Infantis
Quanto antes as crianças estiverem inseridas em ambientes onde se lê,
ouve ou se conta histórias melhor será para seu repertório linguístico estendendo
para interpretações posteriores do lê e ouve diante do mundo.
Repertório Cultural
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação
Nacional 9394/96 sobre a cultura afro-brasileira diz o seguinte:
“Todas as escolas públicas e particulares da educação
básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura
afro-brasileiras. Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a
temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino
fundamental e médio.”
Disponibilizar, ofertar às crianças um rico e diverso
repertório cultural de histórias é dever de pais e educadores pelo mundo à
fora. Sair da obviedade afim de suscitar o desenvolvimento racional de
múltiplas interpretações e ter acesso a uma gama de outras histórias além de
contos clássicos conhecidos é fundamental para esse “enriquecimento” cultural
nas crianças, jovens e adultos que, ao terem acesso a histórias que trazem à
tona várias situações desde as emoções, a moral a assim como a diversa cultura
de pessoas “reais” nos mesmos é possível uma melhor compreensão de mundo e uma
mudança de comportamento de níveis elevados de discriminação. É preciso falar e
esclarecer para conhecermos melhor e fazer imperar o respeito ao próximo em
nossa sociedade. E isso, é possível desde as crianças bem pequenas.
Objetivos de aprendizagem da turma:
Hoje, nossos
objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo com a Base
Nacional Comum Curricular, são os que seguem:
(EI02EO05CB-03)
Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em
situações reais e/ou fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais,
danças, filmes, entre outras.
(EI02CG01CB-02)
Conhecer diferentes culturas, contemplando a cultura regional e municipal, explorando
jogos, brincadeiras, música, cantigas, danças.
Tarefa:
Segue link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=MxeFFyF5bp4
Caso
não tenha acesso à internet, podes ler para as crianças conforme abaixo:
Que
cor é a minha cor? (Marhta Rodrigues)
Que
cor é a minha cor, você pode me encontrar?
Minha
pele é da cor das amendoeiras no outono, você pode me encontrar?
A
jaguatirica é esperta e adora correr, olhos redondos para tudo ver e pintas de
jaguar da cor da minha pele.
Corra!
Você pode me pegar?
A
árvore mais linda da minha rua, madeira da minha cama, da cor da minha
cor...onde eu estou?
Brilhante,
forte. O meu pai gosta de café pela manhã, minha mãe gosta com leite.
Marrom...escuro...
Cor
da minha cor.
Você
sabe onde eu estou?
E
nessa roda de muitos marrons, estou eu, você.
Papai,
mamãe, meu irmão e minha irmã, meu avô e minha avó.
Toda
gente brasileira, soma de muitas raças.
Diferentes
etnias, misturadas ao longo do tempo...tempo...tempo...
Índios,
Portugueses, Negros, Italianos, Japoneses, Holandeses...
Esta
gente brasileira.
Todas
estas cores juntas nos deram de presente estas muitas outras cores.
Mistura
de muitas raças: povo brasileiro.
O que devem registrar e enviar pelo whatsapp:
·
Uma foto da
criança vendo ou ouvindo a história.
Com carinho e esperança de dias melhores, profes Daia, Miri, Nara, Sílvia e Vivi
Obs.: Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!