segunda-feira, 2 de novembro de 2020

NÍVEL 4 - QUE COR É MINHA COR?

 

Nível 4 em: “Que cor é minha cor?"

 

Histórias Infantis

 

Quanto antes as crianças estiverem inseridas em ambientes onde se lê, ouve ou se conta histórias melhor será para seu repertório linguístico estendendo para interpretações posteriores do lê e ouve diante do mundo.

 

Repertório Cultural

 

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional 9394/96 sobre a cultura afro-brasileira diz o seguinte:

 

“Todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras. Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.”

 

Disponibilizar, ofertar às crianças um rico e diverso repertório cultural de histórias é dever de pais e educadores pelo mundo à fora. Sair da obviedade afim de suscitar o desenvolvimento racional de múltiplas interpretações e ter acesso a uma gama de outras histórias além de contos clássicos conhecidos é fundamental para esse “enriquecimento” cultural nas crianças, jovens e adultos que, ao terem acesso a histórias que trazem à tona várias situações desde as emoções, a moral a assim como a diversa cultura de pessoas “reais” nos mesmos é possível uma melhor compreensão de mundo e uma mudança de comportamento de níveis elevados de discriminação. É preciso falar e esclarecer para conhecermos melhor e fazer imperar o respeito ao próximo em nossa sociedade. E isso, é possível desde as crianças bem pequenas.

 

Objetivos de aprendizagem da turma:

 

Hoje, nossos objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são os que seguem:

 

(EI02EO05CB-03) Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em situações reais e/ou fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais, danças, filmes, entre outras.

(EI02CG01CB-02) Conhecer diferentes culturas, contemplando a cultura regional e municipal, explorando jogos, brincadeiras, música, cantigas, danças.

 

Tarefa:

 Prestigiar a história: “Que cor é a minha cor?” da autora Martha Rodrigues através do vídeo:

Segue link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MxeFFyF5bp4


Caso não tenha acesso à internet, podes ler para as crianças conforme abaixo:

 

Que cor é a minha cor? (Marhta Rodrigues)

 

Que cor é a minha cor, você pode me encontrar?

Minha pele é da cor das amendoeiras no outono, você pode me encontrar?

A jaguatirica é esperta e adora correr, olhos redondos para tudo ver e pintas de jaguar da cor da minha pele.

Corra! Você pode me pegar?

A árvore mais linda da minha rua, madeira da minha cama, da cor da minha cor...onde eu estou?

Brilhante, forte. O meu pai gosta de café pela manhã, minha mãe gosta com leite.

Marrom...escuro...

Cor da minha cor.

Você sabe onde eu estou?

E nessa roda de muitos marrons, estou eu, você.

Papai, mamãe, meu irmão e minha irmã, meu avô e minha avó.

Toda gente brasileira, soma de muitas raças.

Diferentes etnias, misturadas ao longo do tempo...tempo...tempo...

Índios, Portugueses, Negros, Italianos, Japoneses, Holandeses...

Esta gente brasileira.

Todas estas cores juntas nos deram de presente estas muitas outras cores.

Mistura de muitas raças: povo brasileiro.

 

O que devem registrar e enviar pelo whatsapp:

·         Uma foto da criança vendo ou ouvindo a história.

 

Com carinho e esperança de dias melhores, profes Daia, Miri, Nara, Sílvia e Vivi

Obs.: Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!