segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Nível 4 - Me conta...o que você está vendo?

 

                         Aprendendo com olhos de criança...

        Ao observarmos uma criança, vemos em sua inquietude o seu modo de ver e estar no mundo. A criança é feita de cem...cem modos de pensar, cem modos de se expressar, assim diz no livro “As Cem Linguagens da Criança – A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira Infância”. Com isso é importante que nos atentemos o modo como as crianças enxergam a realidade que as cercam e com isso, compreenderemos como se dá a sua aprendizagem...aprendizagem de uma forma livre, genuína e porque não poética?

Severino Antônio diz que “a vida não é um dado: a criamos e a vivemos por meio de nossas emoções e interações. (...) Não somos apenas narradores. As crianças também não são narradoras de discursos que os adultos criam. O seu protagonismo está revelado nessa possibilidade de criar poesia e a si mesmo”.

                              Base para aprendizagem da turma com essa proposta: 

        A proposta pedagógica visa respeitar os três princípios básicos para a educação infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

              Objetivos de aprendizagem da turma:

(EI02EO04CB-03) Desenvolver a linguagem, explorando as várias demandas da rotina, apontando relatos e experiências, valorizando e desenvolvendo a linguagem e o estímulo do faz de conta.

(EI02EO04CB-04) Ampliar o vocabulário, estabelecendo uma ordem cronológica na fala, desenvolvendo diálogos e narrativas.

Tarefa: A criança deve escolher dentro de suas possibilidades um lugar onde haja natureza, em sua proximidade. Com o telefone celular de um responsável, tirar uma foto dessa natureza que ela está vendo.

Logo, deverá olhar a foto que tirou e enviar para a profe. Após tirar a foto, mandar um áudio ou um vídeo falando da foto, o que vê nela da natureza que viu...porque resolveu tirar ou escolher essa imagem...

 

Dicas de como realizar o processo:

*Escolha junto a criança um lugar familiar, pois no momento que ela for relatar através de áudio ou vídeo ela conseguirá falar com maior propriedade, pois já conhece o território!

* Procure deixar que ela faça esse registro e caso ela mude de ideia e queria fazer mais de um, não tem problema, deixe ela a vontade!

 O que devem mandar para whatsapp da profe:

·         A foto da natureza que a criança escolheu fotografar;

·       Áudio ou vídeo falando da foto que tirou...do que observou!

 

Com carinho e esperança de dias melhores, profes Daia, Nara, Miri, Sílvia e Vivi 


  Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!