segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Nível 4: conhecendo e brincando com as parlendas


Parlendas 

As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo “parlare”, que significa “conversar”, as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos. 

                               Parlendas na educação infantil 

Apesar de nem sempre fazer sentido, os versos com ritmo e sonoridade das parlendas são trabalhados de maneira lúdica, tornando a aprendizagem das crianças mais prazerosa, e despertando a sua imaginação

Além de enriquecer o vocabulário infantil através da assimilação entre o oral e o escrito, o uso das parlendas na sala de aula propiciam uma maior capacidade de memorização do aluno.

Fonte: (site: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/parlendas)

 

Trava-línguas 

Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar.

Fonte: (site: wikipedia/trava-língua)

 

Objetivos de aprendizagem da turma: 

Hoje, nossos objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são os que seguem:

(EI02EO05CB-03) Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em situações reais e/ou fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais, danças, filmes, entre outras.

(EI02CG01CB-02) Conhecer diferentes culturas, contemplando a cultura regional e municipal, explorando jogos, brincadeiras, música, cantigas, danças.

(EI02TS01CB-06) Compartilhar as vivências musicais e culturais entre as crianças, suas famílias e demais membros da comunidade escolar, participando dos eventos rotineiros da escola.

(EI02TS03CB-04) Desenvolver o autoconhecimento do corpo através de diferentes dinâmicas, sons, cantigas de rodas entre outros.

(EI02TS03CB-06) Perceber estruturas rítmicas, a fim de expressar-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e outros movimentos.


Tarefa número 1:

Ver o vídeo das parlendas: Segue link abaixo:

https://g.co/kgs/o8PzWT


Caso não tenha acesso à internet, podes ler com as crianças essas parlendas abaixo:

 

Um, dois, feijão com arroz
Três, quatro, feijão no prato
Cinco, seis, falar inglês
Sete, oito, comer biscoitos
Nove e dez, comer pastéis

Bambalalão
Sinhô Capitão
Espada na cinta
Ginete na mão

Rei, capitão
Soldado, ladrão
Moça bonita
Do meu coração

Meio-dia
Macaca Sofia
Panela no fogo
Barriga vazia

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó

Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração

Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo do sapo soltando vento

 

Tarefa número 2: 

Papai e mamãe, você recorda de sua infância? Lembra que algumas brincadeiras que faziam, quando crianças envolvia a cultura popular, as parlendas e trava-línguas? Então...agora é com vocês!

 O desafio é fazer uma brincadeira que envolva a parlenda, aqui estão duas sugestões:

 Sugestão 1 – Pular corda ao som de alguma das parlendas (envolve ritmo e tempo);

Sugestão 2 – Jogo de mão.

 Segue link do vídeo de sugestão de brincadeira com as mãos:

 Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ho7Q7OxjiZI


“Soco, soco, bate, bate,

Soco, soco, vira, vira,

Soco, bate, soco vira,

soco, bate e vira!”

 

O que devem registrar e enviar pelo whatsapp:

·         Uma foto da criança realizando a brincadeira que a família escolheu junto com a parlenda que fora recitada.

 Com carinho e esperança de dias melhores, profes Daia, Miri, Nara, Sílvia e Vivi turmas de Nível 4

08 de setembro de 2020


Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!