Parlendas
As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo “parlare”, que significa “conversar”, as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos.
Parlendas na educação infantil
Apesar de nem
sempre fazer sentido, os versos com ritmo e sonoridade das
parlendas são trabalhados de maneira lúdica, tornando a aprendizagem das
crianças mais prazerosa, e despertando a sua imaginação.
Além de enriquecer
o vocabulário infantil através da assimilação entre o oral e o escrito, o uso
das parlendas na sala de aula propiciam uma maior capacidade de memorização do
aluno.
Fonte: (site: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/parlendas)
Trava-línguas
Os trava-línguas fazem
parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso
folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas
e os contos. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem
errar.
Fonte: (site: wikipedia/trava-língua)
Objetivos de
aprendizagem da turma:
Hoje, nossos objetivos de aprendizagem com as proposições a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são os que seguem:
(EI02EO05CB-03)
Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em
situações reais e/ou fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais,
danças, filmes, entre outras.
(EI02CG01CB-02)
Conhecer diferentes culturas, contemplando a cultura regional e municipal,
explorando jogos, brincadeiras, música, cantigas, danças.
(EI02TS01CB-06) Compartilhar as vivências
musicais e culturais entre as crianças, suas famílias e demais membros da
comunidade escolar, participando dos eventos rotineiros da escola.
(EI02TS03CB-04) Desenvolver o
autoconhecimento do corpo através de diferentes dinâmicas, sons, cantigas de
rodas entre outros.
(EI02TS03CB-06)
Perceber estruturas rítmicas, a fim de expressar-se corporalmente por meio
de dança, brincadeiras e outros movimentos.
Ver o vídeo das parlendas: Segue
link abaixo:
Caso
não tenha acesso à internet, podes ler com as crianças essas parlendas abaixo:
Um, dois, feijão
com arroz
Três, quatro, feijão no prato
Cinco, seis, falar inglês
Sete, oito, comer biscoitos
Nove e dez, comer pastéis
Bambalalão
Sinhô Capitão
Espada na cinta
Ginete na mão
Rei, capitão
Soldado, ladrão
Moça bonita
Do meu coração
Meio-dia
Macaca Sofia
Panela no fogo
Barriga vazia
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Olha o sapo dentro
do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo do sapo soltando vento
Tarefa número 2:
Papai
e mamãe, você recorda de sua infância? Lembra que algumas brincadeiras que
faziam, quando crianças envolvia a cultura popular, as parlendas e
trava-línguas? Então...agora é com vocês!
O desafio é fazer uma brincadeira que envolva a parlenda, aqui estão duas sugestões:
Sugestão 1 – Pular corda ao som de alguma das parlendas (envolve ritmo e tempo);
Sugestão
2 – Jogo de mão.
Segue link do vídeo de sugestão de brincadeira com as mãos:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ho7Q7OxjiZI
“Soco,
soco, bate, bate,
Soco,
soco, vira, vira,
Soco,
bate, soco vira,
soco,
bate e vira!”
O que devem registrar e enviar pelo whatsapp:
·
Uma foto da
criança realizando a brincadeira que a família escolheu junto com a parlenda
que fora recitada.
08 de setembro de 2020
Obs.:Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!