“O fogo é um dos elementos da natureza que mais provoca encantamento nas crianças. Nós adultos ensinamos as crianças, desde bem pequenas, que não se pode mexer com fogo, que é para ficar longe… mas esse afastamento impede a criança de superar barreiras, vencer seus medos, conhecer seus limites e criar memórias. Para a criança ter autonomia ela precisa ser exposta a situações onde assuma a responsabilidade por si, e entenda até onde pode ir”, explica a educadora Elisandra de Bona.
Uma brincadeira que ensina sobre segurança, limites e autocuidado. São inúmeras as possibilidades para tornar a brincadeira com fogo mais presente no dia a dia das crianças. Você pode começar com uma sugestão simples e prática, ao escurecer, não acenda a luz. Opte pelo uso das velas! Que tal fazer jantares a luz de velas, contar histórias à luz de velas ou simplesmente parar para ver a vela queimando?
A turma do nível 4-C teve sua experiência com esse elemento fascinante, em uma de suas propostas queimou o giz de cera para colorir. Os alunos gostaram muito e vivenciaram esse momento com muito cuidado e alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!