quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Muitas descobertas no 1º semestre do Pré 2 B

 


NOSSO 1ºSEMESTRE FOI DE MUITAS DESCOBERTAS!


                   Iniciamos o ano com o projeto: eu e o mundo onde vivo – os 4 elementos da natureza, que tinha como objetivo possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações
         
          Identificar o que precisamos para que nosso eu (corpo) desenvolva-se bem, o mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Com ele aprendemos sobre a agua, a terra, ar e fogo.

                  A partir disso, pensamos o Projeto de ciências que começou no período remoto quando plantamos nossos feijões, buscando entender como as plantas se desenvolvem, observando todo seu ciclo, o que precisam para crescer, qual o papel da água e nutrientes na planta e despertar o gosto de comer vegetais.

                Quando retornamos ao presencial, durante a roda, as crianças foram instigadas a falar sobre a germinação do feijão e com essa experiência, conversamos sobre os alimentos que germinam na água (hidroponia).

Para ampliar os conhecimentos, assistimos a um vídeo no Canal Quintal Verde do youtube onde aprendemos sobre o que é hidroponia e como organizar o plantio.

               A partir dele organizamos nossa “plantação” hidropônica de batata doce (na sala), e combinamos de comparar com a germinação do feijão.

Realizamos uma vídeo aula com profissional do CEMEA, para conversarmos e tirar dúvidas sobre a hidroponia.

           Seguimos observando e pesquisando sobre o assunto até que veio o questionamento sobre o que faríamos com a plantação hidropônica que tínhamos na sala, então surgiu o Projeto alimentação saudável, precisávamos descobrir o que nosso corpo necessita para ter saúde.

         Enfim foi um semestre cheio de descobertas, pesquisas, e muito aprendizado.






















OBS: Proposta realizada observando os protocolos sanitários do Governo do Estado do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!